Dicas e Truques é uma ideia, que surgiu, para ajudar os alunos em diversos assuntos:

Como aprender a estudar?

Quanto tempo devemos estudar?

Como devemos fazer uma prova?

Existem milhares de fatores que nessas horas vêm influenciar na nossa conduta, pois a vida é cheia de obstáculos e muitas vezes nos auto sabotamos e não confiamos em nós mesmos.

Temos sempre aqueles pensamentos:

Não consigo,

Não vou fazer nada agora,

Não quero,

Estou sem ânimo…

Se eu for escrever quantas formas de se auto sabotar encontramos no nosso caminho, vou gastar muito tempo aqui.
Saber se libertar dessas inseguranças, é uma das primeiras coisas que você precisa aprender.

Como fazer isso?

Acreditando em você já é um grande passo para que vença grande parte dos obstáculos.

Se você estudou e tem certeza que assimilou boa parte da disciplina, é preciso aprender a ter mais confiança em sua capacidade e no seu aprendizado.

Estudar horas seguidas, não vai fazer de você um grande vencedor.

É preciso ter concentração quando for estudar.

Se estiver cansado, esgotado, é melhor não fazer nada.

Descanse primeiro, dê uma relaxada, livre-se de preocupações no momento que estiver estudando.

Como Fazer Provas é uma boa dica e truque, pois uma boa parte dos alunos que já estudou, mesmo presencialmente, comigo, têm uma dificuldade em fazer provas. Seja pelo stress, por falta de confiança, baixa estima, medo, insegurança, entre outras coisas que a vida nos proporciona.

A primeira coisa que precisamos para fazer uma prova, é assinar o seu nome e em seguida fazer uma breve leitura de todas as questões que a prova oferece. Claro que isso não cabe para uma prova com mais de cem questões; mas se esse for o caso, escolher o conteúdo que você tem mais facilidade provavelmente irá gastar menos tempo, ficará mais seguro e menos tenso. Esse fator de ler as questões antes de começar a prova, favorece um grande equilíbrio emocional.

Em caso de provas com menos questões, escolha sempre a questão mais fácil para garantir acerto e tranquilizá-lo para as próximas questões.

Há sempre um caminho a ser percorrido e isso vai depender de suas escolhas, de como você encara as adversidades mantendo o pensamento sempre positivo, sem desanimar em nenhum momento, pois as dificuldades são oportunidades para o crescimento e aquele que se mantém firme, confiante, feliz, vai ser um grande vencedor.

Estude,

Faça,

Aprimore-se,

Vença…!

Cláudio Massena